Caminhada

Sapatos na nuca
Saia amarrada
Embaraço de fios
passos marcados

Areia nos olhos
Pouca visão
Areia dos dedos
Roçando no chão

Cabelos ao vento
Cabeça no ar
Olhar esquecido
De tanto calar

Longa caminhada
Na areia molhada
Gotas da jornada
Na saia enrugada.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Perseverança

O trabalho prossegue, pedindo equilíbrio e constância. Nem o entusiasmo passageiro, que nasce e se apaga, nem o desânimo anestesiante, que enfraquece e anula. Tanto quanto possível, busquemos atravessar as horas com a mesma disposição para o bem, a fim de que o bem, materializado nas tarefas de cada dia, nos alimente e fortaleça.

Continuamos ao lado dos companheiros que prosseguem no plano físico, com aquele mesmo espírito de serviço que nos assinalou nas primeiras horas de nossa Casa, porque, tanto aqui quanto aí, é no serviço ao próximo, buscando a promoção humana e espiritual, que damos continuidade às lições e experiências de que necessitamos para o nosso próprio desenvolvimento.

Guardem, portanto, a certeza de que não seguem sozinhos.

Nem poderia ser diferente, uma vez que os integrantes de uma mesma família estarão sempre inclinados a buscarem uns aos outros, alimentando a convivência amiga de que todos necessitam. Estamos juntos!

Vocês estão certos em elegerem a preservação da nossa unidade como o principal patrimônio a ser preservado, pois, é da unidade banhada no companheirismo sincero e no respeito mútuo, que encontramos a melhor defesa contra eventuais mazelas e a força necessária para atravessarmos as horas difíceis sem esmorecer nem desanimar.

Busquemos, portanto, o espírito conciliador em todas as situações que nos digam respeito, enquanto operários do bem, porque sem a tolerância que apara arestas conjugada à firmeza que assegura a meta, estaremos sempre sujeitos às instabilidades suscetíveis de estremecer nossa tarefa.

É importante que cada companheiro de ideal se conscientize do sentido coletivo de nossas atividades, trabalhando em suas tarefas e práticas, todavia sem perder a visão de conjunto.

Tudo o que fazemos tem repercussões cujos efeitos muitas vezes ignoramos, por estarmos com a visão demasiadamente aprisionada aos nossos interesses mais imediatos.

A Casa, porém, é uma só e, por essa razão, reclama uma abordagem mais abrangente de todos nós.

Nesse sentido, todo o bem que fizermos pela Casa repercutirá positivamente nas frentes de trabalho em que estamos mais particularmente ligados.

O bem aparentemente menor é irmão do socorro aparentemente maior, razão pela qual não devemos classificar nossas atividades pelo alcance hierárquico que possam evidenciar, e sim pelo espírito de devotamento e sacrifício que as emolduram.

Prossigamos, dessa forma, fortalecidos no clima de colaboração mútua, trabalhando e servindo, lutando e seguindo para a frente, porque o trabalho iniciado ontem precisa de trabalhadores vinculados ao mesmo ideal, que haverá de nos conduzir ao porto seguro do progresso espiritual.

Agradecidos, abraçamos a todos os companheiros, formulando votos de perseverança e bom ânimo, hoje, amanhã e sempre.

Gustavo Marcondes

(Mensagem psicográfica recebida pelo médium Clayton Levy, em
reunião de 31/1/2010, do C.E.”Allan Kardec”, de Campinas-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário