Caminhada

Sapatos na nuca
Saia amarrada
Embaraço de fios
passos marcados

Areia nos olhos
Pouca visão
Areia dos dedos
Roçando no chão

Cabelos ao vento
Cabeça no ar
Olhar esquecido
De tanto calar

Longa caminhada
Na areia molhada
Gotas da jornada
Na saia enrugada.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Keilla Rangel, 25 de fevereiro de 2010.

Hoje é seu aniversário, quinze anos já se passaram. Que legal. Você ainda é nova pra caramba e tenho certeza que todo aniversário seu, você tem o desejo que fosse o próximo, pois gostaria de ser mais velha, uns 18 talvez, né? Se negou, mentiu.

Mas não se esqueça que o tempo voa e que daqui alguns anos você sentirá vontade que o tempo regrida.

A vida é assim mesmo, a gente nunca tá contente. Eu não vou te dizer coisas tipo "curta a vida pois a vida é curta", porque eu acho que essa frase não tem muito sentido não. Curtir é uma coisa tão superficial: O que é curtir? Será que não é uma vida louca, sem pensar no amanhã? Não seria querer aproveitar o tempo sem pensar nos outros?

Mas tem uma frase que pelo menos para mim faz muito mais sentido: "Viva a vida". Viver é passar os dias com responsabilidade, alegria, amor, uma família, trabalhar, comer, ter filhos e tantas outras coisas.

Nunca pense: "Eu vou fazer isso, pois eu posso morrer amanhã." Nunca passe um dia como se fosse o último dia da sua vida, porque o mistério da vida está em nosso sentimento de nunca querer morrer.

Keilla Notário Rangel de Aquino, 12 de março de 1991.

------------------------------

Agora são 9:13h, horário de Brasília, do dia 25 de fevereiro de 2010. Estou sentada em frente ao meu computador pensando nessa amiga tão querida que me acompanha há 22 anos.

Hoje nos vemos pouco, uma ou duas vezes por ano. Quando estamos de viagem, sempre damos um jeitinho de nos encontrar. Sentamos no quarto, falamos besteira, rimos, caminhamos juntas todos os dias enquanto estamos na mesma cidade. Caminhar é nossa hora de falar da vida, trocar figurinhas, conselhos, contar aquelas coisas que até hoje só conseguimos dividir entre nós duas. Isso é algo muito, mas muito especial.

Ás vezes nos damos bronca, ficamos nervosas, mas nunca em nossa convivência conseguimos nos cansar uma da outra. É impressionante, sempre me canso de ficar muito tempo com a maioria das pessoas, mas com a Keilla isso não existe. Posso passar dias ao seu lado sem sequer dizer uma palavra, não faz diferença falar ou não. Me sinto bem, como se a presença dela fosse uma parte de mim. Quando vou à sua casa, me sinto absolutamente em família, sua mãe, seu pai, seus irmãos, tudo faz parte de mim muito profundamente.

Talvez a maior razão dessa amizade ser assim esteja aí em cima, nessa cartinha escrita há 19 anos, mas com uma maturidade ainda inexistente nessa humanidade. A Keilla sempre foi de uma força e inteligência monumental, sempre me ensinou a ser responsável, a caminhar com os pés no chão, apesar de eu ser meio avoada. Mas acho que funcionou, pelo menos eu continuo tentando.

Bom, mas estou escrevendo tudo isso por uma razão, hoje a Keilla, madrinha da minha única filha, amiga inseparável, querida, amada, irmã faz aniversário. Ela nem sabe que vou colocar isso online, mas ela tem total consciência de que tudo o que escrevi aqui é a mais pura verdade. Eu sempre falo pra ela.

Keilla, desejo a você tudo: amor, paixão, alegria, felicidade, filhos, cachorros, amigos, família, responsabilidade, dinheiro, Deus e muita saúde.

Espero que possamos continuar nossa caminhada sempre e não tenho dúvidas que nossa estrada não acaba aqui. Durante toda nossa existência, estaremos juntas, nos fortalecendo e nos ajudando no nosso caminho evolutivo.



Amiga, irmã, te amo, ontem, hoje e sempre.

Feliz aniversário.

Joyce Baena.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ilana, 9 de fevereiro de 2010



Há mais de 12 anos eu comemoro esse dia junto com meus natais, anos novos, aniversários e outros eventos especiais.

Nove de fevereiro é aniversário da minha melhor amiga, talvez a pessoa mais parecida comigo mesma que eu já encontrei por aí.

Quando me perguntam quem é a Ilana, falo simplesmente: "minha melhor amiga", mas isso não é toda a verdade. Na real, ela é mais que isso.

A Ilana é como se fosse a minha parte mais solta, as minhas loucuras, as minhas risadas abertas e gostosas, as minhas crises de nervoso, a minha ansiedade. De uns tempos pra cá, ela virou meu freio, meu termômetro, a minha vozinha na consciência.

Minha terapeuta diz que ela na verdade não existe, que a Ilana é uma parte de mim que dá as caras de vez em quando me ajudando a encontrar meu eixo. Mas está aqui a prova na foto. Ela existe, é de carne e osso e faz aniversário todo dia 9 de fevereiro.

Hoje é mais um dia desses e ela sabe que desejo a ela tudo o que ela mesmo deseja pra si, ou seja: um marido maravilhoso, filhos incríveis, muita saúde, um futuro brilhante e muito dinheiro no bolso.

Te amo amiga, você é tudo pra mim, como sempre te falo.

Muitas felicidades e muitos aniversários pra gente poder passar junta, separada, não importa. O que importa é existirmos na vida uma da outra, sempre.

Bjs, sua melhor amiga, Joyce Baena

45 lições após 90 anos de vida

"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi."
(Regina Brett, 90 anos, em The Plain Dealer, Cleveland - Ohio)


1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno.

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.

4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.

9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.

11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.

12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.

13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles.

14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.

15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe; Deus nunca pisca.

16. Respire fundo. Isso acalma a mente.

17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.

19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.

20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use lingerie chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.

23. Seja excêntrica agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..

26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?'

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todo mundo.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..

31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

33. Acredite em milagres.

34.Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.

35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

36. Envelhecer ganha da alternativa morrer jovem.

37. Suas crianças têm apenas uma infância.

38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.

41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor ainda está por vir.

43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

44. Produza!

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Perseverança

O trabalho prossegue, pedindo equilíbrio e constância. Nem o entusiasmo passageiro, que nasce e se apaga, nem o desânimo anestesiante, que enfraquece e anula. Tanto quanto possível, busquemos atravessar as horas com a mesma disposição para o bem, a fim de que o bem, materializado nas tarefas de cada dia, nos alimente e fortaleça.

Continuamos ao lado dos companheiros que prosseguem no plano físico, com aquele mesmo espírito de serviço que nos assinalou nas primeiras horas de nossa Casa, porque, tanto aqui quanto aí, é no serviço ao próximo, buscando a promoção humana e espiritual, que damos continuidade às lições e experiências de que necessitamos para o nosso próprio desenvolvimento.

Guardem, portanto, a certeza de que não seguem sozinhos.

Nem poderia ser diferente, uma vez que os integrantes de uma mesma família estarão sempre inclinados a buscarem uns aos outros, alimentando a convivência amiga de que todos necessitam. Estamos juntos!

Vocês estão certos em elegerem a preservação da nossa unidade como o principal patrimônio a ser preservado, pois, é da unidade banhada no companheirismo sincero e no respeito mútuo, que encontramos a melhor defesa contra eventuais mazelas e a força necessária para atravessarmos as horas difíceis sem esmorecer nem desanimar.

Busquemos, portanto, o espírito conciliador em todas as situações que nos digam respeito, enquanto operários do bem, porque sem a tolerância que apara arestas conjugada à firmeza que assegura a meta, estaremos sempre sujeitos às instabilidades suscetíveis de estremecer nossa tarefa.

É importante que cada companheiro de ideal se conscientize do sentido coletivo de nossas atividades, trabalhando em suas tarefas e práticas, todavia sem perder a visão de conjunto.

Tudo o que fazemos tem repercussões cujos efeitos muitas vezes ignoramos, por estarmos com a visão demasiadamente aprisionada aos nossos interesses mais imediatos.

A Casa, porém, é uma só e, por essa razão, reclama uma abordagem mais abrangente de todos nós.

Nesse sentido, todo o bem que fizermos pela Casa repercutirá positivamente nas frentes de trabalho em que estamos mais particularmente ligados.

O bem aparentemente menor é irmão do socorro aparentemente maior, razão pela qual não devemos classificar nossas atividades pelo alcance hierárquico que possam evidenciar, e sim pelo espírito de devotamento e sacrifício que as emolduram.

Prossigamos, dessa forma, fortalecidos no clima de colaboração mútua, trabalhando e servindo, lutando e seguindo para a frente, porque o trabalho iniciado ontem precisa de trabalhadores vinculados ao mesmo ideal, que haverá de nos conduzir ao porto seguro do progresso espiritual.

Agradecidos, abraçamos a todos os companheiros, formulando votos de perseverança e bom ânimo, hoje, amanhã e sempre.

Gustavo Marcondes

(Mensagem psicográfica recebida pelo médium Clayton Levy, em
reunião de 31/1/2010, do C.E.”Allan Kardec”, de Campinas-SP)